Briga de Irmãos

É a coisa mais normal do mundo brigar com irmãos: por conviver muito tempo juntos, eles acabam nos irritando e as brigas surgem por bobeirinhas do dia a dia. Coisa de família, não é mesmo? Seja você irmão (a) mais velho (a), mais novo (a),, meio-irmão, fique ligado (a): se as brigas forem constantes e vocês não se entendem de jeito nenhum, é preciso tomar cuidado para não virar algo permanente! Veja algumas maneiras de melhorar a relação entre irmãos e como lidar com tranquilidade com os problemas chatos da rotina:

1 – Respire fundo e aprenda com as diferenças

O importante para ter um bom relacionamento com qualquer pessoa, principalmente com irmãos, é aprender com as diferenças. Eles podem ser bem diferentes de você e ter gostos diversos, mas pense bem: eles são sua família e sempre vão estar lá quando você precisar. Portanto, que tal abrir a cabeça, respirar fundo e para de se estressar com bobeiras? Caso tenha algo que te irrite muito, converse educadamente e na paz. Mesmo que no começo os irmãos pareçam chatos, eles entendem e melhoram com o tempo. Paciência é uma virtude!

2 – Tentem passar mais tempo juntos

Se vocês só brigam e não se dão bem dentro de casa, por que não vão fazer um passeio pra conversarem e se divertirem? Vão andar de bike, passear no shopping… pode fazer bem pra vocês! Assim vocês descobrem afinidades e coisas em comum, além de sair um pouco de casa.

3 – Não seja egoísta

Irmãos geralmente compartilham as coisas, portanto, tente não ser egoísta: deixe seus irmãos usarem suas coisas também! É claro que, se abusarem, você deve avisar e não deixar que aconteça novamente. Mas dessa maneira vocês vão ter tudo em dobro e sem encanações. Um bom relacionamento com a família é saber dividir as coisas e com isso você evolui e aprende muito.

Quando você é mais velho (a), também é legal ajudar os pequenos com as tarefas da escola e com conselhos sobre a vida. Se você for mais novo (a), pergunte coisas e peça ajuda. Já se forem gêmeos ou da mesma idade melhor ainda: é mais fácil se dar bem quando a idade é a mesma.

O importante, acima de tudo, é manter a calma e tentar ao máximo uma aproximação. Pense nos motivos das brigas e reflita: “será que vale a pena discutir por causa disso?”. Além de todos ficarem magoados, você fica cansado (a) e a amizade que vocês deveriam ter vai se desgastando. Lembre-se que irmãos, além de família, também podem ser seus melhores amigos e companheiros. Portanto, abra seu coração.

X