Avaliação Neuropsicológica

Testes de Avaliação Neuropsicológica são construídos para medir uma função psicológica relacionando-a com uma estrutura cerebral.

O que são testes de avaliação neuropsicológica

Os testes de avaliação neuropsicológica permitem diagnosticar uma perturbação ou doença cerebral, classificando em perturbações cognitivas ligeiras ou severas, sendo, assim, possível investigar atrasos no desenvolvimento ou perturbações na aprendizagem em crianças e adolescentes.
Os testes de avaliação neuropsicológica avaliam determinadas funções psicológicas como atenção, concentração e distratibilidade, memória de curto e longo prazo, linguagem em termos de capacidade de expressão e compreensão, capacidade de aprendizagem e de resolução de problemas, raciocínio lógico e abstracto, organização e coordenação visual e espacial e também capacidades de planeamento, síntese e organização.

Em quem se aplicam os testes de avaliação neuropsicológica

Existe uma variedade de problemáticas onde os testes de avaliação neuropsicológica podem ser aplicados: crianças e adolescentes que foram expostos a drogas, álcool ou doenças dentro do útero, portadores de doenças neurológicas (por exemplo Alzheimer ou Parkinson) demência ou lesões cerebrais e toxicodependentes ou com exposição a produtos tóxicos e químicos.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Add Comment *

Name *

Email *

Website

X